O dia que passou...
OLÁÁÁ PESSOAL, tudo bem??? Aqui estou eu mais uma vez pra voltar a falar dos nossos tão amados filmes HAHAHA. E hoje vamos falar de um que nos proporcionou uma das frases mais dolorosas da história das comédias dramáticas! O filme de hoje é “Um dia”!!!
Produzido pela Random House Films, Film4, Focus Features e Collor Force, o filme de 2011 conta com a direção de Lone Scherfig (Marcas da Vida e Sua Melhor História) e é baseado no livro de David Nicholls (que carrega o mesmo nome do filme). “Um dia” conta a história de Emma Morley (Anne Hathaway) e Dexter Mayhew (Jim Sturgess), que após sua formatura e uma noite de quase sexo, se tornam melhores amigos e decidem se encontrar todo dia 15 de julho para contar como está a vida.
A data é primeiro ponto marcante do filme: 15 de julho. Foi nesse dia que Emma e Dexter se conheceram e quase tiveram sua noite de amor, mas que não aconteceu. Na verdade, Emma era (aparentemente) apaixonada por Dexter, que (aparentemente) não queria nada mais que uma noite, mas o “não acontecer” deixou os personagens com a vontade de que acontecesse algo. Outro ponto singular é o ditado que Dexter diz para Emma quando eles estão deitados. No filme, dia 15 de julho é comemorado o “Dia de São Swithin”, por isso, Dexter diz a Emma que “Se no dia de São Swithin chover, alguma coisa, alguma coisa, vai permanecer.”, ao passo que Emma pergunta “Mas Dex, se não chover? Você quer fazer alguma coisa? Você e eu?”
Esse ponto já deixa clara as verdadeiras intenções dos personagens: Enquanto Emma queria curtir o momento e viver o agora, Dexter queria ir além, queria “permanecer” com algo que já não tinha dado certo. O primeiro ponto positivo de “Um dia” fica no campo dos personagens, opostos e interligados um ao outro.
A partir de então, o filme avança mostrando ano após ano o dia 15 de julho e logo no ano seguinte ao início do filme, 1989, temos mais um traço do quão opostos são os personagens. Dexter era rico, viajou pelo mundo e obteve sucesso logo após a faculdade, ao passo que Emma era pobre, enfrentou mais dificuldades, mas manteve seus pés no chão e no dia 15 de julho de 1989, Dexter mostrou a Emma sua tatuagem de yin-yang, a qual ele define pela “perfeita união dos opostos”. Mais uma vez, o filme nos mostra Dexter tentando unir os opostos que não dariam certo, assim como muitos de nós já fizemos diversas vezes…
O filme segue mostrando a relação de Emma e Dexter piorando ano após ano. Dexter, sofre por não saber seu lugar no mundo e pela falta que Emma faz, e Emma questiona se aquilo ainda fazia algum sentido, até que em 15 de julho de 1996 a frase mais marcante do filme é dita por Emma: “Eu te amo, Dexter. Amo muito. Eu só não gosto mais de você.”. E é aqui, meus amigos, que o filme ganha traços únicos.
O filme nos mostra o quão ruim pode ser para ambas as partes de um relacionamento, independente de ser namoro ou amizade, manter uma relação que já não faz ou nunca fez sentido algum. Ao longo do filme, Emma e Dexter ainda passam por diversos encontros e desencontros, mas nenhum deles leva os dois à “combinar”. Durante todo o filme, os protagonistas são apresentados como opostos um ao outro, e todas suas tentativas de relacionamentos já apresentavam sinais de falha, desde a primeira.
A magia de “Um dia” fica no campo de nos mostrar como fazemos questão de manter alguns relacionamentos que não dão certo (os abusivos, os que não combinam ou os que perderam o rumo) pelo simples medo de não encontrar outro porto seguro, de deixar algo ou alguém que deu errado ir ou de entender que podemos ser nossos próprios portos. Quantos de nós, ao menos uma vez, enfrentamos isso e deixamos que esse medo controlasse a relação? É… De fato, uma grande mensagem passada por “Um dia”.
Com cerca de 2 horas, “Um dia” traz consigo todo o charme e melancolia das comédias dramáticas, além de nos apresentar uma gama de personagens bem construídos e uma trama que, apesar de longa, consegue nos manter ligados e emocionados durante todo o filme. Tá esperando o que? Corre pra conferir “Um dia”. Ps.: Tem na Netflix HAHAHAHA
Nenhum comentário: