Um canto de esperança


Em 2017, o cinema viveu muitos bons momentos, mas nenhum tão bom quanto o lançamento de “La La Land”. Com toques parecidos com os musicais dos anos 80 “La La Land: Cantando as estações” prova seu valor com pouco mais de duas horas de duração e traz  de volta a paixão dos musicais.
“La La Land” conta a história de Mia e Sebastian, dois artistas que buscam o sucesso em Los Angeles e, em meio a isso, ainda tentam fazer um relacionamento amoroso dar certo. Logo no início do filme, a música já contagia à todos. A primeira da premiada trilha sonora de “La La Land” é “Another day of sun”. A música fala sobre a história de uma garota que deixou uma paixão para buscar seu sucesso e ainda não conseguiu esquecer completamente, mas mesmo assim vive cada dia com um outro dia de sol. Praticamente ditando o ritmo - e a história - do filme (uma vez que, ao prestarmos atenção na letra, o filme é contado), a música dá a chance do espectador se apaixonar por “La La Land” nos seus quatro minutos, mas caso isso não aconteça, o resto da trilha sonora o faz.


“'Cause maybe in that sleepy town
He'll sit one day, the lights are down
He'll see my face and think of how
He used to know me”
La La Land - Another day of sun


Logo após essa pequena sinopse do filme, Emma Stone aparece começando de fato “La La Land”. Emma interpreta Mia, uma atendente de um café numa cidade cenográfica que sonha em ser atriz. É interessante perceber como Mia não tinha esperança que isso fosse dar certo. Mia passa boa parte da primeira metade do filme fazendo testes sem ao menos se esforçar pra isso, mas fazendo apenas para tentar manter viva uma parte de si que, praticamente, já não existia mais: sua esperança. Diferente de Ryan Gosling, que interpreta Sebastian, um pianista que sonha em trazer de volta o jazz raiz e faz disso sua vida. O primeiro grande ponto para “La La Land” é o contraste dos personagens: de um lado, Mia, já quase sem esperanças e lutando por algo que, talvez nem quisesse mais, do outro, Sebastian, que lutava para não deixar essa esperança morrer, e quando os dois se encontram, o sucesso do filme é garantido.
Voltando à trilha sonora, a próxima música que merece atenção é “Someone in the crowd”. A música fala sobre dois desejos de Mia: um amor e seu sonho de se tornar atriz. Com uma pegada animada, a música mostra que Mia precisava ir à luta para conseguir atingir seus objetivos e Emma, numa performance incrível, mostra que, embora quase apagada, a chama de esperança resistia em Mia.


“Do what you need to do
Til' they discover you
And make you more than who you see now
So let the stars align
I think I'll stay behind
You've got to go and find
That someone in the crowd”
La La Land - Someone in the crowd


Agora, focando em Sebastian, a história dele é um pouco mais propícia ao fracasso. Com Sebastian, Ryan interpreta um pianista com o sonho de abrir e trazer de volta o jazz, que segundo ele, está morrendo. Sebastian era uma pessoa de bom coração e tinha acabado de perder tudo que estava investindo em seu clube de jazz. O personagem buscava manter sempre acesa sua chama e diz uma frase que torna seu personagem singular: “Estou deixando que a vida me bata até que ela se canse. Ai, eu bato de volta. É uma armadilha clássica.” Sebastian sabia que não seria fácil e estava disposto a lutar por aquilo, não importava o quão duro fosse. Isso mostra a inabalável esperança do personagem.
O ponto dos personagens é incrivelmente positivo para “La La Land”, que além de dar características únicas a eles, ainda adota apenas dois personagens como o único núcleo do filme, sendo que a grande maioria dos outros personagens que aparecem, não chegam nem a receber nomes, como os pais de Mia, identificados apenas como pai e mãe de Mia. A grande aposta disso é personificar alguns problemas da vida dos protagonistas, como o patrão de Sebastian, Bill, que era o grande empecilho dele na hora de tocar, pois Bill tinha uma trilha certa de músicas, enquanto Sebastian queria tocar o puro jazz. Uma clara referências aos problemas enfrentados por Sebastian ao tentar trazer de volta o jazz clássico.
Voltando à história do filme, Mia e Sebastian vivem por se encontrar ao acaso e num desses encontros questionam se isso é realmente um acaso e mais uma vez a música volta ao filme. “Lovely night” canta sobre o questionamento dos protagonistas e traz um ritmo contagiante à uma das mais belas músicas da trilha sonora.


“Some other girl and guy
Would love this swirling sky
But there's only you and I
And we've got no shot”
La La Land - Lovely night


Mas, além disso, a música, da mesma forma que “Another day of sun” volta a ditar a história do filme. Mais um toque que torna “La La Land” singular é a capacidade de colocar traços do desenvolvimento da história na trilha sonora. Mais uma grande ponto para o maravilhoso musical.


“You say there's nothing here?
Well, let's make something clear
I think I'll be the one to make that call”
La La Land - Lovely night


Com mais encontros e reencontros ao acaso, Mia e Sebastian decidem ter um encontro de verdade. Muito, pelo fato de que Sebastian tenta convencer Mia de que ela precisa lutar por seu sonho e também mostra à ela o que o jazz significava para ele ao levá-la num clube de jazz raiz. Sebastian se assemelha a algumas pessoas pela esperança que ele tem de que no fim tudo daria certo, e nesse exato momento, a música volta ao filme, dessa  vez com a premiada “City of stars”.
Essa primeira versão da música traz o sentimento de dúvida de Sebastian em relação à Mia. Nessa hora, os papéis se invertem e Sebastian já não carrega a mesma esperança que carregava quando conheceu Mia. E lembra que no início, eu disse que um dos desafios dos personagens era manter o relacionamento amoroso? Pois é, ao ponto que a história se desenvolve, Mia começa um namoro, fazendo com que Sebastian tivesse uma pequena decepção (esse, de certa forma, é o ponto de virada de Sebastian), mas isso não impediu que os personagens desenvolvessem um verdadeiro sentimento um pelo o outro. Em parte, por que Mia e Sebastian pensavam de uma forma parecida e enxergavam um ao outro como um porto seguro, por outro, o motivo é que os dois realmente gostavam um do outro, mas gostar não é e nunca foi o suficiente para manter um relacionamento.


“Who knows?
Is this the start of something wonderful and new?
Or one more dream that I cannot make true?”
La La Land - City of stars


A melancolia, o início da mudança de Sebastian e, junto à isso, a fotografia do filme se mostra poderosa. Durante todo o filme, a fotografia acompanha as emoções dos personagens e mostra toda a alegria que carrega a primeira parte do filme: com um toque alaranjado e mostrando cenas mais claras, a primeira parte trata da construção da esperança dos personagens, que mostram estar dispostos a lutar pelo que querem. E isso dita o ritmo do filme, até que é preciso aceitar a realidade.

Sebastian reencontra um velho conhecido e este lhe faz uma proposta de fazer uma banda, e, mesmo querendo trazer de volta o jazz clássico, Sebastian aceita a contemporaneidade e se rende ao seu novo projeto. Já Mia, escreve uma peça e tenta emplacar na esperança do sucesso e sem enxergar o que realmente pode acontecer. Ambos, passaram um momento vivendo uma certa utopia, tanto na carreira, quanto na vida pessoal, mas a realidade viria.
Agora, com uma fotografia traz um tom de roxo, mostrando a dor dos personagens e mais uma vez “City of stars” volta ao plano principal do filme, e essa versão trata do amor que cada pessoa procura e que precisava para se manter firme. Mas o amor entre Mia e Sebastian era assim?


“City of stars
Just one thing everybody wants
There in the bars and through the smokescreen
Of the crowded restaurants
It's love
Yes, all we're looking for is love
From someone else
A rush
A glance
A touch
A dance
To look in somebody's eyes
To light up the skies
To open the world and send me reeling
A voice that says
I'll be here, and you'll be alright
I don't care if I know
Just where I will go
'Cause all that I need, this crazy feeling
Ra-ta-tat of my heart
I think I want it to stay”
La La Land - City of stars

“I thik I want it to stay”. Quando Sebastian diz isso, somente uma coisa fica clara: a incerteza dos personagens quanto ao relacionamento construído. Não é a toa que, após uma discussão e a uma mancada de Sebastian, Mia decide que não era mais aquilo que queria e daí em diante, a melancolia guia o filme. Um ponto interessante é acompanhar mais uma vez a mudança dos personagens. Mais uma vez Mia perde as esperanças, enquanto Sebastian tenta trazê-la de volta e, numa das músicas mais belas do filme, Mia entende que a chama jamais poderia se apagar e nesse ponto a história já não precisava mais de Sebastian. “The fools who dream” conta a história da tia de Mia, que era atriz e, por isso, Mia também queria ser. Uma fotografia perfeita aliada a uma grande letra e a atuação de Emma Stone são a grande jogada da música.

“She told me
"A bit of madness is key
To give us new colors to see
Who knows where it will lead us?
And that's why they need us"
So bring on the rebels
The ripples from pebbles
The painters, and poets, and plays
And here's to the fools who dream
Crazy as they may seem
Here's to the hearts that break
Here's to the mess we make”
La La Land - The fools who dream

Ponto mais perfeito não poderia ser desejado. Na reta final, “La La Land” mostra a nova vida de Mia após alcançar seus sonhos e, ainda melhor, nos dá um epílogo que digno de dizer “Têm um olho na minha lagrima.”. E volto a mencionar a fotografia do filme: com perfeição, o final não poderia deixar de nos trazer a dor e a melancolia mostrada o filme inteiro, os sentimentos bem retratados e mostrados durante o filme, aparecem no fim para fechar com chave de ouro um dos maiores filmes da atualidade.



Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original de 2017, “La La Land” promete emoções à flor da pele durante o filme inteiro e uma grande história sobre a própria vida. O filme nos mostra os altos e baixos da vida, a importância de buscar seus sonhos e de ter esperança, e ainda retrata a dificuldade de viver um amor. Com tudo isso e mais um pouco, “La La Land” é um dos meus filmes favoritos, além de ser grande recomendação da semana, então corre lá e confere o filme, garanto que não vai se arrepender. ;)

Nenhum comentário: